EEEP Poeta Sino Pinheiro

MATRICULAS 2019: 348

Educação Profissional

O QUE É?

“O Governo do Estado do Ceará está comprometido com a tarefa primordial de elevar os resultados da escola pública, que atende a quase 90% da matrícula das crianças e jovens do nosso Estado. No âmbito do Ensino Médio, última etapa da educação básica, que ao longo dos últimos anos vem sofrendo um “arrasto” decrescente nos resultados, os desafios para a melhoria da escola são consideráveis. Para começo de conversa, é preciso foco na elevação do nível de desempenho dos alunos em português e matemática, eixos que dão suporte a todo processo de desenvolvimento da autonomia intelectual para as aprendizagens.

[…] assume também o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. Esta tarefa, ordenada pela nossa legislação educacional, integra a política estadual para a juventude e pretende qualificar o projeto pedagógico de escolas de ensino médio, preparando os jovens, com boas formações técnicas, para a inserção nos processos produtivos e seguir aprendendo com possibilidade de adaptação às demandas e às transformações desses processos.”

(Trecho do artigo de autoria da Secretária de Educação do Estado Izolda Cela,publicado no jornal O Povo- Fortaleza-CE, em 24-06-2008)

DIFERENCIAL

O Governo do Estado mais uma vez sai na vanguarda, quando atende a um dispositivo legal instituído dia 16 de julho de 2008, que altera a lei de diretrizes e bases da educação propondo que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões  do trabalho, das ciências e da tecnologia.  Diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, está entre os objetivos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para os anos de 2007 a 2010.

Em 2008, foram criadas as primeiras 25 escolas de educação profissional. No ano de 2009, mais 26 unidades passam a funcionar com essa nova sistemática e em 2010 outras 50 escolas serão abertas. Atualmente, mais de 12 mil jovens em todo o Ceará estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão, além das disciplinas próprias do ensino médio.

CURSOS

Ensino Médio Integrado – currículo do ensino médio integrado à área técnica, no qual o 1° ano se desenvolverá em tempo integral. Em 2008, foram ofertados cursos técnicos de Enfermagem, Segurança no Trabalho, Turismo e Informática. A partir de 2009, os alunos passarão a contar com mais nove cursos: Finanças; Meio Ambiente; Comércio; Aquicultura; Edificações; Agroindústria; Estética; Massoterapia e Produção de Moda.

E-jovem – Os alunos das escolas de educação profissional também vão contar com o projeto e-Jovem, cujo conteúdo é fundamentado nas disciplinas: Inglês Instrumental, Informática, Lógica das Linguagens de Português e Matemática, além de Empreendedorismo Social no módulo I. Linux, Inkscape, Gimp, Fhash, Html, CSS, Dreamwever, Php, Programação para Web, Hardware, Redes, Banco de Dados, Inglês tecnico, Empreendedorismo e Java no módulo II. O projeto é destinado aos alunos do 3º ano do ensino médio e os egressos das escolas públicas estaduais. Eles são capacitados em tecnologia da informação e comunicação, empreendedorismo e cooperativismo, ampliando as chances de emprego e renda nas áreas mais pobres do Estado.

Prévest – Curso pré-vestibular para alunos do ensino médio da rede estadual. Em 2008, 25 mil jovens de 80 municípios cearenses fizeram o Pré-Vest e receberam reforço em todas as disciplinas.

MédioTec –  O MedioTec é uma ação para ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio na forma concomitante para o aluno das redes públicas estaduais e distrital de educação, matriculado no ensino médio regular. As vagas são gratuitas custeadas pela Setec/MEC por meio da Bolsa Formação. Entre seus objetivos, tem a missão de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda. É executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio. As vagas são definidas a partir da metodologia adotada na Bolsa Formação com o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda, inclusive considerando as prospecções de crescimento econômico e social das regiões do país, proporcionando maior sinergia entre esses cursos e as demandas.

fonte:http://portal.mec.gov.br/mediotec

01-03-2019