Jaguaretama

•    AREA: 1.870,8 km²
•    POPULAÇÃO: 18.403
•    DENSIDADE DEMOGRÁFICA:
Jaguaretama está situada entre as coordenadas geográficas 5º36´46´´ de latitude (sul) e 38º 46´01´´ de longitude (W), tendo como limites os seguintes municípios:

Ao norte, com Banabuiú e Morada Nova,
Ao sul, com Jaguaribe,
A leste, com Jaguaribara,
A oeste, com Solonópole.

ECONOMIA:

Baseia-se sobretudo na agropecuária tradicional e familiar, destacando-se a pecuária leiteira e a agricultura de subsistência, com ênfase para as culturas do feijão, milho e algodão.

CULTURA:

Fazendo uma digressão acerca dos aspectos culturais do Município, verifica-se que estes precisam ser implementados, através de medidas no sentido de revitalizar a cultura jaguaretamense, de forma que o seu fortalecimento e resgate possam contribuir para a inclusão social e cultural dos munícipes, sobretudo os mais carentes. Dentre os principais estabelecimentos sócio-culturais do município, pode-se destacar: dois Clubes dançantes, sendo um agregado a um Parque de Vaquejada, esporte bastante apreciado no Município; um Centro Paroquial de Formação; um Auditório, um Centro de Apoio ao Idoso, Uma praça no centro da Cidade, principal local de encontro e lazer. Além destes, as escolas públicas também representam espaços sócio culturais, geralmente utilizados nos finais de semana e possibilitam oportunidades de enriquecimento cultural para crianças e jovens. Vale a pena salientar, ainda, a valorização das manifestações culturais, dentre as quais destaca-se: o forró pé de serra, caretas, toadas de viola, festas juninas onde os santos bastante reverenciados são: São João e São Pedro, o ponto alto da festa junina é o Festival de Quadrilhas, não esquecendo as festas de vaquejadas. No dia 08 de dezembro, feriado municipal, dia muito especial para o jaguaretamense e visitantes, pois se trata do dia comemorativo a Padroeira do Município Nossa Senhora da Conceição. Outro feriado bastante comemorado é o dia do município, 29 de agosto, os jaguaretamenses costumam participar de vários eventos culturais na semana comemorativa a emancipação política do Município, como: shows de calouros, exposições, mostras, feiras, apresentação de talentos da terra, entre outros.

HINO MUNICIPAL:

SALVE, SALVE  QUERIDO  RINCÃO
TERRA BELA DE ENCANTO E MAGIA
DO CEARÁ ÉS A FLOR DO SERTÃO
QUE  NOSSA ALMA DE GOZO EXTASIA.

NESTA QUADRA RADIOSA
AQUI VIMOS NÓS CANTAR
JAGUARETAMA DITOSA
O TEU NOME DECANTAR
E PEDIRMOS AO BOM DEUS
VER-TE SEMPRE TERRA AMADA
PARA O BEM DOS FILHOS TEUS
PELA FÉ ILUMINADA.

TUA ORIGEM É BENÇÃO DIVINA
TEU PASSADO É EXEMPLO DE FÉ
TUA HISTÓRIA NOS HONRA E ILUMINA
POR TEU BEM ESTAREMOS DE PÉ.

DOS PINHEIROS, BEZERRA E LEMOS
ÉS O BERÇO DE NOBRES VARÕES
CUJAS VIDAS SEMPRE HONRAREMOS
COMO HERÓIS DESTES NOSSOS SERTÕES.

GRATO SOMOS A NOSSOS AVÓS
QUE LEGARAM A SEUS DESCENDENTES
ESTA HERANÇA OPULENTA QUE NÓS
GUARDAREMOS HONRADOS E  CONTENTES.

RELAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS:

EMEF. MEL.CARLOTO PINHEIRO
Núcleo Municipal de Educação Infantil
Mini Núcleo Municipal de Educação Infantil
EMEI. Ma CONCEIÇÃO SILVA LIMA

LISTAR PRINCIPAIS PROJETOS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM 2009:

Formação com todos os professores e coordenadores do 1º ano, em parceria com o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, responsável: Equipe Municipal do PAIC.

Formação com todos os professores da Educação Infantil e de 1º a 5º ano, desenvolvendo a formação do leitor em parceria com Programa Alfabetização da Idade Certa – PAIC. Responsável: Equipe Municipal do PAIC.

Trabalhar Projeto de Leitura e Escrita Bimestral com os 3º, 4º e 5º anos, enfocando os gêneros literários. Responsável: Equipe Municipal do PAIC.

Formação com todos os professores e coordenadores do 2º ano, sendo desenvolvido pela Editora Aprender em parceria com o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC.

Programa Saúde e Prevenção nas Escolas.

Projeto Água é Vida – Ensino Fundamental II

Projeto Drogas, Violência e Desarmamento – Ensino Fundamental II