ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PEREIRO

26 de fevereiro de 2010 - 2:56 PM

 

O projeto do Governo Estadual de expansão do Ensino Médio no Ceará,  tem assumido ares de concretização. Neste momento ano de 2010, chega ao município de Pereiro,  a construção da Escola Estadual de Educação Profissional, dentro dos padrões modernos de qualidade e de infra-estrutura, no valor de R$ 5.358.518,10 (CINCO MILHÕES, TREZENTOS E CINQUENTA E OITO MIL, QUINHENTOS E DEZOITO REAIS E DEZ CENTAVOS).
 A escola contará com 12 salas de aula funcionando nos turnos manhã e tarde, ou seja, em tempo integral. Em sua estrutura ,a escola conta com 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de línguas, informática, Química, Biologia, Física e Matemática e quadra poliesportiva.

O QUE É EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ?
 
O Governo do Estado do Ceará está comprometido com a tarefa primordial de elevar os resultados da escola pública, que atende a quase 90% da matrícula das crianças e jovens do nosso Estado. No âmbito do Ensino Médio, última etapa da educação básica, que ao longo dos últimos anos vem sofrendo um “arrasto” decrescente nos resultados, os desafios para a melhoria da escola são consideráveis. Para começo de conversa, é preciso foco na elevação do nível de desempenho dos alunos em português e matemática, eixos que dão suporte a todo processo de desenvolvimento da autonomia intelectual para as aprendizagens.

… assume também o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. Esta tarefa, ordenada pela nossa legislação educacional, integra a política estadual para a juventude e pretende qualificar o projeto pedagógico de escolas de ensino médio, preparando os jovens, com boas formações técnicas, para a inserção nos processos produtivos e seguir aprendendo com possibilidade de adaptação às demandas e às transformações desses processos.”
(Trechos do artigo da secretária Izolda Cela, publicado no jornal O Povo,24-06-2008)
 

DIFERENCIAL

O Governo do Estado mais uma vez sai na vanguarda, quando atende a um dispositivo legal instituído dia 16 de julho de 2008, que altera a lei de diretrizes e bases da educação propondo que a educação profissional integre-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões  do trabalho, das ciências e da tecnologia.  Diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, está entre os objetivos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) para os anos de 2007 a 2010.

Em 2008, foram criadas as primeiras 25 escolas de educação profissional. No ano de 2009, mais 26 unidades passam a funcionar com essa nova sistemática e em 2010 outras 51 escolas serão abertas. Atualmente, mais de 12 mil jovens em todo o Ceará estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão, além das disciplinas próprias do ensino médio.

 

O QUE É OPORTUNIZADO ?

  •  Ensino Médio Integrado .

  •  e-Jovem

  •  Prévest

  • Condomínio Digital .