Seduc poderá certificar maiores de 18 anos a partir dos resultados do Enem
24 de janeiro de 2017 - 4:49 PM
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 interessados em obter a certificação deste nível de ensino, deverão procurar um dos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) para solicitar o documento. A orientação está na portaria do Inep nº 179/2014 que também estabelece os seguintes critérios: ter 18 anos ou mais na data da realização da primeira prova do Enem; ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos, sendo que essa última requer também o mínimo de 500 pontos na Redação.
Para o requerimento da certificação, será necessária a entrega das cópia dos seguintes documentos no Ceja: Boletim do ENEM, RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4.
Conforme Liliana Farias, técnica da Coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc, caso o aluno não tenha alcançado a pontuação necessária em todas áreas, mas ainda deseja obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, poderá solicitar uma declaração parcial de proficiência ao Ceja, com a pontuação das áreas de conhecimento em que obteve o resultado satisfatório. Com este documento, o estudante terá a opção de fazer a matrícula no Centro para cursar as disciplinas que faltarem para receber a certificação.
Certificação
O MEC ampliou, a partir de 2009, os objetivos do Enem e incluiu a certificação para as pessoas com idade a partir de 18 anos que ainda não tenham concluído o Ensino Médio. A Seduc recebeu do Conselho de Educação do Ceará o Parecer nº 160/2010, a autorização para realizar a certificação pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos, dos quais nove estão na capital e 23 no interior.
Confira endereços: CEJA.
Mais Informações:
CODEA/Diversidade:3101.3930/3965
23.01.2017
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br