Confira a 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

20 de junho de 2017 - 2:16 PM

 

O Prêmio Respostas para o Amanhã,uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, tem o apoio da UNESCO, Reduca, OEI, Consed e outras instituições comprometidas com a oferta uma educação de qualidade à todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros. A proposta é estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, sob coordenação de um professor das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, acessando os conteúdos curriculares na busca de soluções capazes de resolver os problemas identificados nas comunidades onde vivem. 

 

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o Prêmio Respostas para o Amanhã já mobilizou mais de 64 mil estudantes, 4.500 professores de cerca de 2.300 escolas de todo o Brasil. O Ceará tem se destacado como um dos estados com maior número de projetos inscritos. Em 2015 esteve dentre os cinco vencedores nacionais com a EEEP GUILHERME TELES GOUVEIA da cidade de Granja, escola vencedora nacional e vencedora pelo voto popular em 2016. Também em 2016 foram contempladas como vencedoras regionais as escolas  EEEP MARIA DOLORES ALCÂNTARA E SILVA de Horizonte e a EEEP VALTER NUNES DE ALENCAR de Araripe.

 

A proposta pedagógica do Prêmio destaca a importância da temática da sustentabilidadena escola; o desenvolvimento da pesquisa no campo científico articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas; o engajamento de turmas completas valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e a aproximando escola-comunidade.

 

Conforme a etapa de seleção, alunos, professores, diretores e escola são premiados. A cada edição o Prêmio Respostas para o Amanhã traz inovações, ampliando os benefícios para os participantes.   Destaques 2017:

 

  • Curso Aprender por Projeto para educadores, desvinculado da participação na 4ª edição;
  • Certificado de participação pata professores dos projetos classificados será fornecido e para as Selo de Vencedor Regional para as respectivas escolas vencedoras regionais;
  • Valorização da participação dos estudantes por meio da avaliação do portifólio digital da classe;
  • Mais visibilidades dos projetos vencedores regionais com a inclusão dos 25 vídeos concorrentes na votação pelo Júri Popular;
  • Oficina Relato de Prática e publicação dos relatos dos 25 professores vencedores regionais;
  • Valorização dos cinco projetos vencedores nacionais como a maior premiação: cada professor e cada diretor receberão notebook. Cada um dos alunos participantes será contemplado com um tablet.

 

Para subsidiar as ações de divulgação, enviamos o release de imprensa e em breve encaminharemos os materiais digitais.

 

Confira o Regulamento AQUI.

 

 

 

 

20-06-2017
suporte@crede11.seduc.ce.gov.br
Assessoria de Comunicação da CREDE11